O que é Mutismo Seletivo?
É um transtorno que tem relação direta com ansiedade social. Apresenta-se com grande timidez, retraimento social, isolamento e até ocasionalmente alguns traços compulsivos.
As crianças com mutismo seletivo não começam e nem participam de conversas, não falam na escola, não falam com amigos e, muitas vezes, não falam também com pessoas da família.
Nos casos mais graves, estas crianças dialogam apenas com familiares diretos, com os pais e irmãos.
Por não conseguirem conversar no ambiente escolar, tem seu desempenho acadêmico prejudicado, uma vez que a sua participação é praticamente nula. Adota o mesmo padrão no funcionamento social e por não existir qualquer tentativa de interação social com o grupo de pares ou com outros adultos, tem sua vida social com muitos prejuízos.
O Mutismo Seletivo é um transtorno de ansiedade e o ideal é que seja acompanhado por Psicóloga e Psiquiatra infantil, necessitando em alguns casos, devido a gravidade da ansiedade, do uso de medicação.
O início do transtorno se dá mais ou menos a partir dos 3 anos de idade, mas o quadro fica evidenciado para os Pais, normalmente quando a criança passa a frequentar a Escola, por exemplo, quando a falta de comunicação com colegas e professores torna-se clara.
Comentários