As Lutas da Mulher Moderna

A mulher tem passado por diversas transformações ao longo dos tempos. Após anos de luta por igualdade de direitos , a mulher contemporânea vem acumulando funções e ocupando cargos que antes eram direcionados apenas aos homens.

Não resta dúvida que isso vem acompanhado de responsabilidades e a carga de trabalho cada vez maiores e a mulher sente-se angustiada frente a tantas demandas.

Além disto, muitas mulheres enfrentam enorme sentimento de culpa, ao perceberem que alguns setores de sua vida não recebem tanta atenção como deveriam.

Setores como trabalho, família, beleza e saúde são áreas da vida em que a mulher geralmente se cobra perfeição.

Existe uma pressão externa no sentido de dar conta de todas estas atribuições, além de uma cobrança da própria mulher que precisa dar atenção aos filhos, ao marido, que deseja que a mulher esteja atraente e atenciosa, o chefe que cobra uma profissional competente e a ela mesma que, preocupa-se em manter seu corpo bonito para ela e para a sociedade, seria a tal ditadura da beleza.

Para atender a tantas cobranças, a mulher moderna se submete a um esforço quase que sobre-humano e ainda assim, na grande maioria dos casos, não obtém o sucesso desejado.

Canalize suas energias com inteligência

Nossa energia, precisa ser direcionada de forma que se consiga dar a devida atenção nos diferentes setores da vida, ao mesmo tempo que a mulher cuide de si, de sua família e de seus afazeres de forma satisfatória, não se preocupando em alcançar sempre a perfeição.

A aceitação das limitações pessoais possibilita que mulher reconheça a necessidade de dividir responsabilidades com outras pessoas e lhe permite pedir ajuda sempre que necessário.

Podemos começar a pensar em dividir um pouco nossas funções com as pessoas que estão a nossa volta pra que estas responsabilidades não pesem tanto nas nossas costas.

Aqui vai algumas dicas:

  1. Comece a pedir ajuda aos que estão próximos, como marido, dividindo com ele as tarefas.
  2. Quanto aos filhos, divida com eles as responsabilidades.
  3. Caso os Avós estejam por perto e se dispõe a ajudar, peça ajuda.
  4. Lembre-se: A perfeição não existe. Todos nós temos nossos limites e fragilidades. Aprenda a respeitar-se.
  5. Se for possível, tenha a seu lado pessoas de apoio que possam te ajudar a cuidar das tarefas de casa, para que você tenha mais tempo livre para desfrutar com sua família.

FRANCILENE TORRACA – PSICÓLOGA – psicologa@francilenetorraca.com.br