Avaliação Neuropsicológica infantil
A avaliação neuropsicológica é recomendada em qualquer caso onde exista suspeita de uma dificuldade cognitiva ou comportamental de origem neurológica. Ela pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades neurológicas, problemas de desenvolvimento infantil, comprometimentos psiquiátricos, alterações de conduta, entre outros.
A contribuição deste exame na criança é extensiva ao processo de ensino-aprendizagem, pois nos permite estabelecer algumas relações entre as funções corticais superiores, como a linguagem, a atenção e a memória, e a aprendizagem simbólica (conceitos, escrita, leitura, etc.).O conjunto dos instrumentos utilizados nos possibilita uma avaliação global das capacidades da criança, bem como das dificuldades encontradas por ela em seu desempenho dia a dia. Não se trata de “rotular” ou “enquadrar” a criança como integrante de grupos problemáticos, e sim de evitar que tais dificuldades possam impedir o desenvolvimento saudável da criança.
Desse modo, a avaliação é bastante utilizada para diagnosticar casos de:
- Dificuldades atencionais;
- Agressividade;
- Transtornos ou dificuldades na aprendizagem e hiperatividade;
- Transtornos no humor;
- Rebaixamento na autoestima;
- Dificuldades na socialização;
- Transtornos alimentares;
- Dentre outros construtos.
Ao lado disso, favorece o diagnostico precoce de alterações no desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais atrasos no desenvolvimento global, favorecendo práticas interventivas interdisciplinares mais precoces e, consequentemente, mais eficazes.
Comentários